dica #1 🌠 como curar reação alérgica a cosméticos



Introduzo-vos a este tutorial com um breve contexto. Eu não tinha interesse no mundo dos cosméticos pelo facto de nunca enfrentar problemas de acne ou situações parcialmente semelhantes. Contudo, nos últimos três anos, explorei e, consequentemente, decidi abandonar recentemente (explico-vos posteriormente).

Por sorte, incrivelmente, a minha pele é capaz de regenerar completamente após meia hora. O que é absolutamente estonteante e útil (obrigada, genes). Raramente reajo mal a um produto. Portanto, ignorava o teste de alergia (que vocês devem sempre fazer e pretendo dedicar um único artigo a isso!).
No entanto, reagi mal a três. Um exfoliante em setembro do ano passado, um creme de olhos a janeiro deste ano e a uma água micelar neste junho que termina. A reação manifesta-se constantemente através de uma sensação quente insuportável e uma coloração exageradamente vermelha no local no qual apliquei o produto.

Portanto, por experiência, decidi explicar-vos como curar este género de reação alérgica:









*as fotografias são da minha primeira reação, em setembro do ano anterior;

ignorem a qualidade e os olhos de quem estava a chorar, afinal, eu destruí algo que não precisava nem sequer da minha atenção e pensei que seria a longo prazo! Daí a primeira dica ser...

manter a calma
O desespero leva-nos a cometer diversos erros, portanto, mantenham-se calmos, não é eterno!
Procurem ajuda com um motor de pesquisa porque certamente alguém teve a mesma reação!
No meu caso, eu já sabia o que devia fazer (pelos meus conhecimentos) mas até começar a executar o procedimento, eu entrei em pânico...

aloe vera
Garanto-vos a total eficácia de produtos baseados em grande percentagem por Aloe Vera para solucionar diversas situações. Comummente empregue para curar um escaldão, é com o mesmo propósito que serve quando aplicada neste tipo de reação: acalmar a sensação de queimadura.

produtos de caracol 
No entanto, já em fóruns que frequento relacionados a estas temáticas, encontrei indivíduos que reagem mal a Aloe Vera (sim!). Portanto, uma solução alternativa são cremes com extracto de caracol que nutrem efeitos semelhantes quando aplicados.

saquinhos de chá verde
A natureza é uma poderosa aliada e, quanto ao chá verde, já todas nós conhecemos os seus inúmeros benefícios que, incluem também, este propósito de nos auxiliar no combate à coloração vermelha.

água corrente fria
Consoante a ardência, enxaguar o rosto frequentemente no espaço de uma hora (sem esfregar!) com água fria. Socorre imenso e alivia temporariamente a ardência e acelera a regeneração.

compressas frias
Repousar com uma toalha fina ensopada em água fria, a cobrir a zona afetada.
Pressionar pouco ou nada.

gelo
O maior aliado! Tenho a total intenção de lhe dedicar um artigo pois é o meu herói e condiciona imensos benefícios. Neste caso, ajuda a aliviar a irritação através do ríspido contraste entre quente e frio.

🌠

Como proceder? Enxaguar o rosto, deslizar o gelo e aplicar uma cama do produto que decidem utilizar, baseado nos requisitos apresentados anteriormente; repetir o processo lentamente até atingir um ponto no qual não sentem ardência. Eventualmente, aplicar uma outra camada e manter-se atenta a possíveis reações secundárias e ao ritmo de regeneração.

MAS, e se eu não tenho aloe vera ou produtos de caracol ou não sei se sou alérgica e posso piorar a situação? Aplicar apenas as restantes dicas.

🌠

As dicas tornam-se exclusivamente eficazes para combater este tipo de alergia antes que corrompa a pele. Obviamente, cada um reage de uma forma e, se a alergia superar esta fase que enfrentei, estas dicas não são suficientes. Em breve, partilho dicas relacionadas a  outras reações alérgicas e possíveis soluções, como efectuar um teste e quais ingredientes são mais suscetíveis a causar alergia. Aguardem!

Partilhem a vossa experiência! Já alguma vez reagiram mal a um produto? Como combateram?

Partilhe este conteúdo!

50 comentários:

  1. Olha que para quem sofre disse essas dicas vão ajudar bastante
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma pena sofrer com isso, eu tive a sorte de ser apenas esta experiência! Espero que as dicas ajudem a aliviar o máximo possível :)

      Eliminar
  2. Isso não deve ser mesmo nada fácil, nunca tive nenhuma reação alérgica mas gostei muito de ler as dicas que deste!

    Mil beijinhos,
    www.lifewithju.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem, olha que eu nunca pensei ter uma mas pode acontecer a qualquer pessoal afinal! Cuidado! :)

      Eliminar
  3. Eu nunca passei por isso, mas agora já sei o que fazer. Obrigada pela ajuda.

    www.acasadabrancadeneve.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que lhe possa ajudar no futuro, caso ocorra =)

      Eliminar
  4. Nunca reagi assim a nenhum cosmético graças a deus mas é muito bom saber o que posso fazer caso algum dia aconteça :D

    www.ayellowrain.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que seja útil caso aconteça :) Cuidado!

      Eliminar
  5. Ainda bem que nunca tive algo parecido, mas é muito bom anotar suas dicas... nunca se sabe quando vamos precisar neh?!
    Blog Entrelinhas

    ResponderEliminar
  6. Óptimas dicas, bem úteis. Felizmente nunca fiz alergia a nenhum produto, caso contrário acho que entraria em pânico! :-/
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca se sabe, também eu pensava que nunca ia ter, portanto... Espero que tenha isso em consideração! =)

      Eliminar
  7. Que me recorde, nunca tive uma relação dessas. Mas é bom termos em atenção estas dicas :)

    r: Também gostava de fazer um!
    Obrigada e igualmente*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que posso ser útil, tenha cuidado! :)

      Eliminar
  8. Felizmente nunca tive nenhuma reacção alérgica a nenhum produto de rosto mas adorei as tuas dicas !
    Beijinhos :)
    http://ganeshamyganesha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem, espero que tenha cuidado! =)

      Eliminar
  9. At first I thought this was just a sunburn! Very helpful tutorial. :)
    I'm following you now.

    ♡ CUTE HORROR-KLIK ♡

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. I wish it was, however, my skin doesn't get sunburns like that although it looks exactly like one! haha

      Eliminar
  10. Amei o post! Reação alérgica realmente é um assunto muito sério e eu adorei as suas dicas!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2017/07/resenha-do-livro-tudo-e-todas-as-coisas.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem, espero que tenha cuidado no futuro! =)

      Eliminar
  11. Vou ter em atenção as dicas, nunca se sabe...
    xoxo

    marisascloset.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Realmente o aloe vera faz maravilhas nestas situações! Tens aqui excelentes dicas :) só me recordo de me acontecer uma vez com um esfoliante de rosto, mas já foi há tanto tempo, já nem sei bem como reagi! Vou ter as tuas dicas em conta se houver uma próxima vez :)
    Beijinhos, The Fancy Cats

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, eu amo aloe vera! Muito obrigada pela atenção do teu comentário! :)
      É, a minha primeira reação foi a isso mesmo, haha...
      Tem cuidado! :)

      Eliminar
  13. Nunca passei por isso situação assim mas deve ser horrível, adorei as dicas.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Espero que tenha cuidado! =)

      Eliminar
  14. Nunca me aconteceu, felizmente, mas as dicas que deste são muito úteis, não vá um dia acontecer.
    Gostei muito de conhecer o teu blog, já sigo :D
    Beijinhos
    http://universodamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! =) E espero que tenhas extra cuidado! =)

      Eliminar
  15. Felizmente nunca tive nenhuma reacção dessas mas fiquei atenta às dicas!
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Respostas
    1. Ai, sim! Obrigada por referir isso! =)

      Eliminar
  17. Ola e obrigada pela visita...Também já sigo ;).

    Post muito bom e extremamente inrteressante...nunca me aconteceu mas é bom estar preparada para essa eventualidade. Obrigada.
    Beijinhos.

    misscokette.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  18. Sua reação foi feia, hein? Adorei as dicas, vou sempre ficar de olho!

    Beijo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi estranho, mas passou rápido e a pele voltou ao normal =)
      Espero que tenha cuidado também!

      Eliminar
  19. Esse seu post realmente é de grande ajuda eu não saberia lidar.
    E que reação. Meu Deus.
    Nunca tive nada do tipo graças a Deus.
    Beijos!
    Blog Pam Lepletier

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem! Espero que tenha especial cuidado! :)

      Eliminar
  20. Obrigada pelos conselhos

    http://iameleine.blogspot.com/
    http://www.instagram.com/iameleineblog/

    ResponderEliminar
  21. Oi, tudo bem?

    Ainda bem que eu nunca passei por isso, mais vou anotar as dicas porque nunca se sabe ne...bj bj bj

    http://www.robsonvascovith.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo sim :) Obrigada por perguntar.
      Nunca se sabe mesmo! Tenha especial atenção! =)

      Eliminar
  22. Wow so shocking! Thank you so much for sharing your experience!
    With love,
    Dasynka
    http://dasynka.com

    ResponderEliminar
  23. Não conhecia o teu blog, mas adorei *.*
    Tens óptimas sugestões.

    Get Up, Makeup

    ResponderEliminar

 
Código de Beautifully Chaotic

com auxílio em tutoriais de Roh A. Ramos (dona do gnmhtml)