Como estudar para um teste (de forma eficaz)?

Exames nacionais aproximam-se, o final do semestre também. Partilho então as minhas indicações para rentabilizar as horas de estudo e transformá-las em sucesso. Peço-vos também que partilhem com os leitores algumas das vossas próprias dicas ou algo que o meu artigo carece. Este é geral.

 Este é o primeiro artigo de uma série expositiva com diversas dicas.



Os "resumos"
Reconhecidos no ensino como uma ferramenta intuitiva de auxílio ao estudo significam, basicamente, a transcrição e simplificação do conteúdo de um livro (inclui fotocópias ou documentos semelhantes), complementado com o suporte digital. Apesar de, para alguns, ser algo cansativo e desnecessário, são imprescindíveis para acelerar o processo de memorização da matéria extensa e, maioritariamente, teórica.

O truque: concentrar-se na escrita, pois no momento do translado, o aluno memoriza, por vezes inconsciente, os conteúdos e prepara-se para memorizá-los por completo, posteriormente. Adaptá-los ao seu próprio estilo de hierarquização da informação e às suas conveniências.

Exemplos: post-it, pequenos blocos de notas, folhas individuais, etc...
Podem também distribuir a informação em tópicos.

No caso de disciplinas não teóricas: criar um brainstorm com as fórmulas ou palavras-chave necessárias para resolver problemáticas representadas em materiais de estudo.
Aplica-se também a conteúdos técnicos e práticos.

Destacar palavras/frases
Seja marcador fluorescente ou sublinhado com meios riscadores, reler os resumos terminados (ou em processo) uma vez antes de destacar palavras ou frases. Esta técnica é eficiente para muitos estudantes.
Requer, unicamente, a devida concentração.

E como fazer isso de forma eficaz?
Muitos cometem o erro de considerar tudo importante. E claro que é. Mas o que interessa ao aluno são as palavras/frases imprescindíveis no caso de uma resposta a uma pergunta de teste relacionada a esse tema. Ou seja, ignorar artigos e elementos de ligação de orações, etc...

Exemplo:
Escola de Frankfurt (sociologia), artigo de Portal Consciência Política.
Na teoria política contemporânea é preciso considerar o surgimento da teoria crítica da Escola de Frankfurt, que preocupou-se sobretudo com o contexto social e cultural do surgimento de teorias e valores do mundo da sociedade industrial avançada.
Entre alguns dos principais pensadores desta escola podemos mencionar Theodor Adorno, Max Horkheimer, Herbert Marcuse, Eric Fromm, Walter Benjamin, (que representam a primeira geração da Escola de Frankfurt); Jürgen Abermas e Karl Otto Apel (representando a segunda geração). Suas teorias críticas foram influenciadas principalmente por pensadores como Kant, Hegel, Karl Marx, Max Weber e Freud.
O olhar do aluno, automaticamente, percorre o texto na integra mas foca especialmente nas palavras em destaque, criando uma ligação entre elas.

Dica: caso precise memorizar nomes e não seja capaz de fazê-lo, memorize unicamente os apelidos e utilize-os ou obrigue-se a associar os apelidos aos nomes próprios ou, então, as iniciais se conseguir assegurar-se que será capaz de associar ao nome completo.
Neste caso, é simples, pois são pensadores que todos reconhecem.

Destacar apenas estes termos auxilia quem não consegue memorizar os conteúdos em completude, o que, consequentemente, evita que o aluno cometa o erro de se esquecer de uma única palavra que poderá afetar a sua memória do restante contexto e não permitir prosseguir e finalizar o registo da resposta.

É crucial entender o que se lê (não no sentido de entender a matéria), seja necessário reler uma ou mais vezes e uma consulta ao dicionário para descobrir uma alternativa simples a determinada palavra que não consiga memorizar. Ao entender como o texto fala, será capaz de explicá-lo.

Ler em voz alta
O truque é ler como se o aluno apresentasse o conteúdo perante uma turma, em exposição oral. Percorrer as palavras com o olhar (registo fotográfico que auxilia a memorização) e projetar as palavras na sua respetiva voz (a escuta e respetiva memorização de pontos-chave). Portanto, o aluno tanto expõe a matéria (a ler ou a explicar). Poderá também experimentar traduzir alguns parágrafos para simples tópicos enumerados a preferência individual e reler na véspera do teste (ou quando preferir).

Fazer perguntas!
Seja o próprio aluno a desenvolver e praticar a sessão de perguntas e respostas ou com auxílio de um externo que efetue as perguntas em voz alta. É crucial serem perguntas simples, semelhantes ao ensino básico, para as quais seja possível responder unicamente o essencial a esse tópico.

Exemplo relativo ao excerto anterior:
Qual o propósito teórico da Escola de Frankfurt?
Quantas gerações? Quais os seus representantes?
Quais as principais influências?

PORTANTO
Em suma, estas são algumas dicas pessoais que partilho convosco, leitores. No entanto, podem e devem ser adaptadas ao próprio estilo do aluno consoante as suas capacidades e necessidades.
Recomendo também a leitura deste artigo.

Não consegue memorizar?
Nem todas as pessoas conseguem memorizar facilmente. Portanto, eu vou dedicar um único artigo com métodos para conseguirem concentrar-se e memorizar toda a matéria!
Aguarde também, o artigo que pretendo publicar com dicas para arrasar no dia do teste! 

Partilhem com alguém que sente dificuldades! 
Partilhe este conteúdo!

41 comentários:

  1. Boas dicas.
    Aproveito para desejar um bom domingo!


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  2. Eu vou ter exames este ano por isso este post veio mesmo a calhar!
    Muito bom, gostei muito!
    Beijinhos :)
    Segui o blog.
    dailyvlife.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que conseguir ser útil! Boa sorte para os teus exames!

      Eliminar
  3. Sempre que falam de vestibular eu acabo ficando nervosa, com a prova, com as dicas, as coisas que eu não posso esquecer e tudo mais. Acredita que ano passado eu deixei a identidade em casa e fui para outra cidade fazer o enem? Mas graças a Deus deu tudo certo e eu consegui fazer a prova.

    Complicado? Muito!

    Eu estou fazendo de tudo, lendo matérias, vendo postagens como a sua e me esforçando para esse ano não ter dores de cabeça antes da prova. Obrigada por suas dicas, até favoritei a página para não esquecer de ler outras vezes. Ah, essa dica de memorização é ótima e eu sempre faço, principalmente para apresentações orais.

    Com amor,
    https://afogandonachama.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que deu tudo certo, fico contente por isso e, certamente, o futuro reserva-lhe sempre a solução para o que parece impossível de tanto imprevisto que surge :)
      Aposto que vai correr tudo bem e você vai conseguir! <3

      Treine bastante e adapte as dicas ao seu estilo, mas não importa muito ler isto mas sim dedicar-se a organizar o estudo à sua maneira :)

      Muito obrigada pelo carinho <3

      Eliminar
  4. amei esse post, eu ando em uma fase de muito estudo na minha vida, e sempre faço resumos a fim de estudar, mas esses macetes que voce ensinou no post me ajudarão a sair melhor ainda! aaaa! sou o problema é que eu sou meio louca e saio marcando a página inteira de marca texto, mas bora tentar se controlar hahah!

    Simplesmente Criativa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma questão de prática até conseguir filtrar a informação até ao mais simples tópico :) Desejo-lhe muita sorte para todo o estudo e provas! :) Fico feliz por ser útil :)

      Muito obrigada <3

      Eliminar
  5. Eu preciso sempre de fazer resumos, sublinhar, ler em voz alta pois só assim consigo ^^ Ótimas dicas!
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu, eu também era assim nos tempos em que tinha exames, haha :)
      Boa sorte para ti! <3

      Eliminar
  6. Destas suas dicas, uso a dos resumos e a de marcar as palavras com caneta marca-texto. De ler em voz alta e fazer perguntas fiquei devendo, mas vou lembrar disso quando for estudar :D

    Beijinhos, seguindo
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que essas tácticas ajudem-na :) Boa sorte! <3

      Eliminar
  7. Adorei as dicas, uso praticamente todas e super me ajudou, tanto no ensino médio, quanto agora na faculdade de moda. A gente usa bastante o brainstorm e resumos. Sempre me ajuda muito :P
    Beijo,
    Mundo perdido da Carol
    Ajude a responder a Pesquisa de Público
    Fan Page
    Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No meu curso também nos baseamos mais em brainstorm porque é mais prático e objetivo, não teórico. Creio que as dicas são gerais, mas nunca é mau partilhar com quem tem mais dificuldade ou não usufrui de todas :) Obrigada pelo carinho! <3

      Eliminar
  8. Ótimas dicas,algumas eu já utilizo e as que eu não conhecia vou começar a aplicar nos meus estudos.Parabéns pelo blog,já estou seguindo e te convido para seguir o meu também.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo carinho e ainda bem que consegui ser útil! :)

      Eliminar
  9. Excelentes dicas! Boa sorte para as provas.


    Ms. Telita | Telita LifeStyleFacebookinstagram

    • novo grupo para divulgação de blogs: blogs Lifestyle Portugal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Haha, eu não tenho provas mas agradeço a boa sorte e retribuo para a sua atividade :)

      Eliminar
  10. Apesar de "gerais" são dicas ótimas que fazem toda a diferença na hora de estudar. E dicas são sempre bem-vindas!
    Muito obrigado pela tua visita, gostei imenso do teu blog. <3
    The Fancy Cats

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo carinho! Ainda bem que as consideras imprescindíveis! :)

      Eliminar
  11. Adorei as dicas. Eu sou sempre a pessoa mais desorganizada a estudar, tenho de aprender contigo ahah.

    My Wandering Days

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. haha, é uma questão de prática para além de organização, talvez escreva sobre isso :)

      Eliminar
  12. Boas dicas! De momento já não preciso delas, mas eu utilizava sobretudo os resumos e fazer e re-fazer fichas com perguntas e exercícios relativos à disciplina. Quando dava por mim já estava tudinho na cabeça :)
    Um grande obrigada pelo teu comentário e dicas relativas ao post no meu blog.
    Beijinho

    Automatic Destiny

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, considero que me faltou referir as fichas práticas :)
      É, comigo acontecia o mesmo, haha.
      Muito obrigada pelo carinho :)

      Eliminar
  13. Ótimas dicas! Eu sempre que vou estudar, leio em voz alta me fazendo perguntas pra lembrar das respostas e sempre funciona. Obrigada pelos links com relação a queda de cabelo, vou ler todos! Já estou seguindo de volta.
    Tem post novo lá no blog, um beijo ♡

    Blog | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! E essa táctica é excelente mesmo, haha

      Eliminar
  14. Excelentes dicas e método de estudo. Muito bom para quem vai passar a época de exames. Bjs
    Coco and Jeans by Marisa x My Instagram x My Bloglovin

    ResponderEliminar
  15. Ótimas dicas, e para quem está sem semana ou mês de provas deve seguir os exemplos.

    Beijinhosss ;*
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderEliminar
  16. Dicas incríveis, serão muito úteis. Continua com o excelente trabalho...=)

    ResponderEliminar
  17. Aí menina, acredita que estou agora mesmo estudando para um teste de física e história e suas dicas vai ser bastante eficaz? Muito obrigada, seu blog é uma graça.

    Xoxo
    www.memorizeis.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu espero que você tenha arrasado! haha :)
      Obrigada pela visita!

      Eliminar
  18. Olá, teu site é maravilhoso. Bons conteúdos. Eu faço um pouco assim como você. Quando estava na faculdade tinha meus métodos. Testei várias alternativas. Eu sempre estudo, atualmente por resumos, pois faço cursos na área de moda...
    Beijinhos!!!!

    ♡ Blog Life Enthusiast
    ♡ Saiba tudo sobre o Armário-Cápsula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pela visita! Eu agora não estudo assim pois o meu curso baseia-se em projetos, no entanto, considero estas dicas imprescindíveis e ajudaram-me imenso durante o meu percurso escolar :)
      Espero que esteja tudo a correr bem! :)

      Eliminar
  19. Olá guria, como vai? Quanto tempo não é mesmo? Nossa que legal ver que você voltou blogosfera. Eu te achei em um blog que sempre dou uma espiadinha o pile of roses e te achei nos comentários. Ótimas e super eficientes estas dicas, eu amei e achei super interessante.

    Beijos amore e continue por aqui viu?
    Paradise of mind ~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao tempo, realmente! Não contava com a sua visita e isso deixou-me muito feliz!
      Eu pretendo permanecer por aqui o máximo possível agora :)
      Obrigada pelo comentário! :)

      Eliminar
  20. Infelizmente um mal de que muita gente sofre: exames! Eheh
    Estudo Direito na faculdade de Coimbra e, neste momento, estou a acabar os meus exames. Graças a Deus!
    Segui o blog!
    Beijinhos 😘🌙
    www.themooninmyroom.blogspot.pt

    ResponderEliminar

 
Código de Beautifully Chaotic

com auxílio em tutoriais de Roh A. Ramos (dona do gnmhtml)